Apesar do Coaching atualmente ser algo que está mais difundido e conhecido, ainda há muita dúvida e curiosidade de como ele de fato acontece. Esse é o seu caso? Então, vamos conversar um pouco sobre isso nesse artigo.
Primeiramente, é um processo que tem começo, meio e fim e ocorre dentro de um período determinado de tempo. Diferente da terapia que pode durar por anos, o Coaching tem uma duração relativamente curta. Dependendo da complexidade do objetivo a ser alcançado, um pacote com 8 a 12 sessões pode ser suficiente. E se as sessões acontecerem semanalmente, entre 2 e 3 meses você já conseguiu conquistar o resultado esperado. Rapidinho, não é mesmo?
Mas as sessões precisam acontecer semanalmente? Não necessariamente, mas é bastante recomendado. É possível fazer sessões a cada 15 dias ou mensalmente, mas a constância dos encontros colabora para a eficácia e rapidez no resultado do processo. Obviamente, há objetivos que precisam de mais tempo para serem realizados, por sua natureza ou complexidade. Por isso, tanto a periodicidade como a quantidade de sessões são combinadas entre o Coach e o Coachee no início do processo.
E a duração de uma sessão? Não existe uma regra rígida, mas em média, leva de 60 a 90 minutos.
Existe um aspecto que uma sessão de Coaching acaba se parecendo muito com uma sessão de terapia: o ambiente. Nos dois casos temos duas pessoas conversando e trabalhando com perguntas ou atividades que geram reflexões e contribuem para a realização do seu objetivo. Ah, sim… existe a aplicação do Coaching em grupos também e o formato é bem semelhante ao individual.
No formato clássico, as sessões são conduzidas presencialmente num local que você define em acordo com seu Coach. Por exemplo, pode ser no Coachtório (como nós, Coaches, carinhosamente apelidamos o nosso local de atendimento) ou no seu local de trabalho, se for possível.
Mas os atendimentos também podem ser feitos no formato online através de aplicativos de videoconferências. Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, existem várias opções que permitem muita interatividade entre os usuários e as ferramentas usadas durante as sessões presenciais podem ser aplicadas com a mesma qualidade no ambiente online.
Eita, mas o que são essas ferramentas? Calma, não estou me referindo a martelo ou chave de fenda… O que chamamos de ferramentas no Coach são testes, listas de perguntas com focos específicos ou mesmo atividades elaboradas para ajudar no desenvolvimento das sessões. Essas ferramentas, entre outras coisas, estimulam a reflexão, o autoconhecimento, além de colaborar na especificação de objetivos e tomada de decisão.
E como funcionam? Ah, isso já é papo para uma outra hora. Mas se você quiser conhecer mais, marque uma sessão experimental gratuita comigo e vivencie na prática. Mande um e-mail para claudia@claudiadomingoscoach.com.br e agende seu horário.